MORBIMORTALIDADE POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS
Keywords:
Condições sensíveis à Atenção Primária, Epidemiologia descritiva, Sistemas de Informação em Saúde.Abstract
INTRODUÇÃO Os agravos relacionados às condições sensíveis à Atenção Primária são aqueles que seriam evitáveis através da assistência da atenção básica. Portanto, quando o serviço na porta de entrada do Sistema Único de Saúde não é efetivo, há sobrecarga de serviços de Atenção Terciária, trazendo menor custo-benefício. Assim, a análise situacional da Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais torna-se um indicador importante para a avaliação dos serviços de atenção.OBJETIVO Descrever as taxas de morbimortalidade por Condições Sensíveis à Atenção Primária da Macrorregião Leste de Minas Gerais e suas microrregiões, por ano e sexo. METODOLOGIA Estudo ecológico, descritivo, observacional, quantitativo realizado por meio da utilização de dados secundários do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Foram analisados os números absolutos de óbito e internação e a taxa de letalidade hospitalar, de 2015 a 2021.RESULTADOS E DISCUSSÃO A maior taxa de hospitalização estava relacionada às pneumonias bacterianas (5,8%). Os ingressos hospitalares por gastroenterites infecciosas e complicações seguiram tendência decrescente, apesar de ser a segunda maior causa de internações, ademais são um dos principais diagnósticos de hospitalização em menores de cinco anos. A mortalidade geral por doenças hipertensivas apresentou aumento dos casos comparando os anos extremos do estudo e afetou mais o sexo feminino. As doenças preveníveis por imunização afetam mais o sexo masculino, refletindo o padrão de vacinação. Já as infecções no rim e no trato urinário e Diabetes Mellitus incidem mais sobre o sexo feminino. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados coincidem com os achados na literatura nacional e estadual, destacando a forte influência das doenças citadas, necessitando maior ampliação do cuidado primário, uma vez que as complicações podem ser evitáveis. Ressalta então a importância da capacitação dos profissionais da Atenção Primária e o delineamento de ações efetivas, com atenção ao sexo feminino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Otávio Diniz de Araújo Furtado, Carolina Gonçalves Dias, Isabela Fernandes Coelho Cunha, Waneska Alexandra Alves, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).