GV Sem Parasitose

Popularização do Saber Científico

Authors

  • Girley Francisco Machado de Assis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Graziella Regis Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Amanda Barros Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Arthur de Pinho Mendes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna Chárin da Silva Sarmento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Henrique Della Garza Oiticia Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Parasitoses, Educação em saúde, Escolares

Abstract

As parasitoses são infecções por helmintos e protozoários que geralmente atingem o trato gastrointestinal e sua ocorrência é predominante em municípios com precárias condições de saneamento básico e está relacionada à falta de acesso a água de boa qualidade. A cidade de Governador Valadares é a maior da região Leste de Minas Gerais, no entanto carece de infraestrutura sanitária, pois não possui ainda uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e joga toda a sua água poluída com material biológico in natura no Rio Doce. A falta de conhecimento da população sobre as formas de contágio e como evitar essas infecções é um desafio para a redução da prevalência dos casos de parasitoses. Os meios de contaminação mais comuns são a ingestão de água ou alimentos que possuem formas evolutivas de parasitas e a transmissão oral-fecal. Esta situação acontece com maior frequência em crianças e adolescentes na idade escolar. As enteroparasitoses podem causar um déficit de aprendizado e prejuízo na absorção de nutrientes, sendo que ações de educação em saúde são estratégias eficazes para evitar esses agravos. Popularizar o saber científico acerca das parasitoses, seus modos de contágio e a prevenção destas, em que os beneficiários deste projeto são toda a população valadarense, principalmente crianças e adolescentes em idade escolar, que podem ser disseminadores de conhecimento em suas respectivas comunidades. Este programa visa desenvolver materiais didáticos pedagógicos e audiovisuais para serem utilizados em educação em saúde com o enfoque nas parasitoses mais frequentes na região. Os materiais são desenvolvidos para diferentes faixas etárias, com o intuito de facilitar o entendimento dos ouvintes, assim como ferramentas lúdicas que cativam o interesse das crianças. Foram produzidos pelos integrantes do projeto vários materiais sobre parasitoses para serem usados em ações de educação em saúde. Ademais, jogos educativos com informações sobre tais infecções foram confeccionados, como jogo da memória e jogos de tabuleiro. Dentre as programações do projeto temos vários eventos previamente agendados que serão realizados em parceria com escolas municipais e estaduais, sempre buscando orientar e capacitar pessoas para serem multiplicadores das informações.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

ASSIS, G. F. M. de .; PEREIRA , G. R. .; SILVA , A. B. .; SILVA, A. de P. M. da .; SARMENTO, B. C. da S. .; MOREIRA, P. H. D. G. O. . GV Sem Parasitose: Popularização do Saber Científico. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48030. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)