Implementação de uma Rede de Mobilização Social para o Combate à Dengue em Governador Valadares
Keywords:
Dengue, Mobilização Social, ArbovirosesAbstract
A dengue é uma arbovirose contemporânea transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cuja importância se traduz em números: de janeiro a abril de 2019 foram notificados 165.853 casos suspeitos de dengue em Minas Gerais. Em Governador Valadares a doença é endêmica e políticas de prevenção e controle, utilizando de instrumentos verticalizados, ou seja, ações unidirecionais, com foco no combate ao vetor e no desenvolvimento de ações educativas têm sido adotadas sem sucesso pleno. Visando reduzir a incidência da dengue entre os cidadãos valadarenses, foi planejado e confeccionado seis oficinas de mobilização social com o objetivo de implementar uma estratégia inovadora que estimule a participação efetiva da comunidade em ações que contribuam para o controle das doenças. Utilizando bibliografia atualizada a respeito da temática e apoio de profissionais atuantes na saúde pública as oficinas foram confeccionadas. Elas são cadernos que explicam conceitos importantes no âmbito das arboviroses, promovem o desenvolvimento de atividades dentro do território e orientam na formação de uma rede de mobilização social, de maneira dinâmica e em um formato metodologicamente ativo. Em sua totalidade capacitam o indivíduo na identificação e controle de problemas, assim como na amplificação de conhecimento. Foram nomeadas em: 1) Delineando o território local, seus atores e equipamentos sociais; 2) Delineando agendas a partir da problematização: o propósito da rede local; 3) Os processos de trabalho: como tornar ativa a rede local; 4) Os processos de trabalho: como tornar ativa a rede local 5) Definindo a identidade da rede local e seu horizonte estratégico; 6) Definindo o modelo lógico para a implementação dos objetivos estratégicos. Com todo o material preparado, o projeto passou a ser executado junto ao NASF, que seria o grupo amplificador do conhecimento. Passaram a ser os responsáveis por replicar todo o conhecimento adquirido para as estratégias de saúde da família. Conclui-se que a articulação de uma rede de mobilização social tem contribuído para a promoção de ações duradouras, permanentes, intersetoriais e ancoradas na participação popular, superando as dificuldades e limitações do modelo educativo pontual, verticalizado, com ações isoladas e episódicas tradicionalmente centradas em períodos de surtos e epidemias, almejando a redução do número de casos de dengue no município.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Thiago Vinicius Ávila, Alexandra Paiva Araújo Vieira, Geovana Kloss, Iara Arruda dos Santos, Luana Ribeiro Silveira, Yan Oliveira Pereira, Katiuscia Cardoso Rodrigues, Rômulo Batista Gusmão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).