COVID-19
PERFIL DOS CASOS E DOS ÓBITOS OCORRIDOS NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2020 E 2021
Palavras-chave:
Covid-19, Epidemiologia Descritiva, Sistemas de Informação em SaúdeResumo
INTRODUÇÃO A Covid-19 é uma doença pandêmica causada pelo vírus SARS-CoV-2 e transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva, espirro, contato mão-boca-olho ou superfícies contaminadas, suas manifestações clínicas variam de assintomáticas a casos graves. OBJETIVO Estudar os dados relativos à morbimortalidade por Covid-19 na Macrorregião de Saúde Leste de Minas Gerais disponibilizados pelo Painel de Monitoramento de Casos da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, com dados secundários não nominais, públicos do Painel de Monitoramento de Casos da Covid-19, disponibilizados em domínio público pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Extraiu-se os dados em 19 de fevereiro de 2022, sendo que o período estudado para o número de casos, número de óbitos e letalidade da Covid-19 foi de 25 de março de 2020 a 19 de fevereiro de 2022. Já o período estudado para a distribuição por sexo, idade, raça e fator de risco, limitou-se a 01 de janeiro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022, devido a restrição de busca por datas anteriores a 1 ano no Painel de Monitoramento da Covid-19 em Minas Gerais. RESULTADOS E DISCUSSÃO Desde o início da pandemia por SARS-CoV-2, foram confirmados 66.986 casos de Covid-19 na macrorregião leste de saúde, com uma taxa de letalidade de 3,24%. Ademais, a maioria dos casos de Covid-19 foram observados na faixa etária de 20 a 59 anos de idade (72%), predominantemente nos autodeclarados pardos (51,8%) e mais frequente em mulheres, com 54,5% das notificações. Quando se analisa a incidência para a microrregião do maior município da Macrorregião Leste, Governador Valadares, têm-se que a incidência é de 15507,7, bem maior que a incidência nacional do vírus. Isso indica que houve uma intensa transmissão do mesmo, o que pode ser consequência da saída do município do programa Minas Consciente e a tomada de decisões sanitárias por conta própria. Em relação à vacinação na macrorregião leste de saúde, até o dia 09/11/2021, foram aplicadas 485.500 da primeira dose da vacina, o que corresponde a 69% da população em geral da macrorregião.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados encontrados são de grande importância para a análise do enfrentamento da epidemia por Covid-19 na Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais, podendo compreender o comportamento da doença na região e possíveis ações que devem ser realizadas no sentido de mitigar o número de casos e incentivar a vacinação. Portanto, recomenda-se a educação em saúde visando o uso correto de equipamentos de proteção individual e a lavagem correta das mãos. Além disso, orienta-se que seja ampliada a vacinação da população e, para tal, deve-se dar acesso à comunidade a informações científicas relevantes e didáticas com o intuito de encorajar os cidadãos a buscar os centros de vacinação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rivadávia Fernandes da Silva Neto, Yara de Oliveira Pena, Gabriela Sousa Leandro, Waneska Alexandra Alves, Guilherme Nery Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).