COVID-19

PERFIL DOS CASOS E DOS ÓBITOS OCORRIDOS NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2020 E 2021

Autores

  • Rivadávia Fernandes da Silva Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yara de Oliveira Pena Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriela Sousa Leandro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Guilherme Nery Freire Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Covid-19, Epidemiologia Descritiva, Sistemas de Informação em Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO A Covid-19 é uma doença pandêmica causada pelo vírus SARS-CoV-2 e transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva, espirro, contato mão-boca-olho ou superfícies contaminadas, suas manifestações clínicas variam de assintomáticas a casos graves. OBJETIVO Estudar os dados relativos à morbimortalidade por Covid-19 na Macrorregião de Saúde Leste de Minas Gerais disponibilizados pelo Painel de Monitoramento de Casos da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, com dados secundários não nominais, públicos do Painel de Monitoramento de Casos da Covid-19, disponibilizados em domínio público pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Extraiu-se os dados em 19 de fevereiro de 2022, sendo que o período estudado para o número de casos, número de óbitos e letalidade da Covid-19 foi de 25 de março de 2020 a 19 de fevereiro de 2022. Já o período estudado para a distribuição por sexo, idade, raça e fator de risco, limitou-se a 01 de janeiro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022, devido a restrição de busca por datas anteriores a 1 ano no Painel de Monitoramento da Covid-19 em Minas Gerais. RESULTADOS E DISCUSSÃO Desde o início da pandemia por SARS-CoV-2, foram confirmados 66.986 casos de Covid-19 na macrorregião leste de saúde, com uma taxa de letalidade de 3,24%. Ademais, a maioria dos casos de Covid-19 foram observados na faixa etária de 20 a 59 anos de idade (72%), predominantemente nos autodeclarados pardos (51,8%) e mais frequente em mulheres, com 54,5% das notificações. Quando se analisa a incidência para a microrregião do maior município da Macrorregião Leste, Governador Valadares, têm-se que a incidência é de 15507,7, bem maior que a incidência nacional do vírus. Isso indica que houve uma intensa transmissão do mesmo, o que pode ser consequência da saída do município do programa Minas Consciente e a tomada de decisões sanitárias por conta própria. Em relação à vacinação na macrorregião leste de saúde, até o dia 09/11/2021, foram aplicadas 485.500 da primeira dose da vacina, o que corresponde a 69% da população em geral da macrorregião.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados encontrados são de grande importância para a análise do enfrentamento da epidemia por Covid-19 na Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais, podendo compreender o comportamento da doença na região e possíveis ações que devem ser realizadas no sentido de mitigar o número de casos e incentivar a vacinação. Portanto, recomenda-se a educação em saúde visando o uso correto de equipamentos de proteção individual e a lavagem correta das mãos. Além disso, orienta-se que seja ampliada a vacinação da população e, para tal, deve-se dar acesso à comunidade a informações científicas relevantes e didáticas com o intuito de encorajar os cidadãos a buscar os centros de vacinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

SILVA NETO, R. F. da .; PENA, Y. de O. .; LEANDRO, G. S. .; ALVES, W. A. .; FREIRE, G. N. . COVID-19: PERFIL DOS CASOS E DOS ÓBITOS OCORRIDOS NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2020 E 2021. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48559. Acesso em: 5 dez. 2025.