Centro Especializado em Laserterapia Aplicada à Odontologia (CELAO)

Autores

  • Fernanda Mombrini Pigatti Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Francielle Silvestre Verner Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Paulo Lopes de Oliveira Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Genielle Luiza Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Manuela Lima Barros de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Michelle Chang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Natalia Fernandes Cardoso Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ranam Moreira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sabrina Gomes Martins Soares Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Terapia com luz de baixa intensidade, Assistência odontológica, Cobertura de serviços de saúde

Resumo

Os procedimentos odontológicos têm, atualmente, um grande aliado que é o laser de baixa potência. Por meio da emissão de feixes de radiação específicos, os tecidos alterados sofrem influência desta luz que promove reações biológicas como a aceleração no processo de cicatrização, a redução de processos inflamatórios e a diminuição da dor. Os benefícios da laserterapia são inúmeros na Odontologia, todavia há necessidade de conhecimento técnico do equipamento, bem como capacitação para determinar parâmetros ideais das irradiações. O correto diagnóstico e um tratamento convencional adequado são fundamentais para os procedimentos clínicos e a laserterapia atua para complementar ou até melhorar a qualidade do tratamento, com mais conforto para os pacientes. Portanto, o objetivo deste projeto foi desenvolver atividades relacionadas ao tratamento de pacientes com laser de baixa potência. O presente projeto foi desenvolvido no Departamento de Odontologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF/GV) e no Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) do Hospital Bom Samaritano da cidade Governador Valadares/MG. Foram utilizados dois aparelhos de laser de baixa potência (Laser Duo, MM Optics Ltda, São Carlos, SP, Brasil) registrados no patrimônio do Departamento de Odontologia sob os números 294796 e 294797. Foram atendidos pacientes encaminhados que tinham indicação clínica de laserterapia com finalidade analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana ou biomoduladora, no complexo bucomaxilofacial. Participaram do projeto 4 alunos voluntários, 1 aluno bolsista, 2 colaboradores, além da coordenadora e da vice coordenadora. No período de 03/2019 a 09/2019 foram atendidos 47 pacientes: 20 encaminhados pela UFJF/GV e 27 pelo NEO. A análise desses pacientes revelou predominância do sexo feminino, com 28 mulheres (59,57%) e 19 homens (40,43%). A idade mínima foi de 17 anos e a idade máxima de 80 anos, média de 49,60 anos (desvio padrão = 17,54). 17 pacientes (36,17%) necessitavam de tratamento odontológico e foram encaminhados para
atendimento na UFJF/GV. Dos pacientes submetidos à laserterapia a ação do laser objetivou ação biomuduladora em 100% dos casos e finalidade analgésica e anti-inflamatória em 58,06%. O tratamento mais curto demandou 1 sessão e o mais longo 24 sessões (média de 6,8 sessões e desvio padrão de 6,73).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

PIGATTI, F. M. .; VERNER, F. S. .; OLIVEIRA JÚNIOR, P. P. L. de .; PEREIRA, G. L. .; OLIVEIRA, M. L. B. de .; CHANG, M. .; LIMA, N. F. C. .; REIS, R. M. .; SOARES, S. G. M. . Centro Especializado em Laserterapia Aplicada à Odontologia (CELAO). Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48236. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2