Capacitação em Práticas de Mediação

Fomentando Uma Cultura de Diálogo no Ambiente Escolar

Autores

  • Eder Marques de Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Nathane Fernandes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Hortência Santos Prado Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mariana Santos Arantes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thaís Machado Botelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Mediação, Escola, Diálogo, Conflitos, Comunicação

Resumo

O projeto de extensão “Capacitação em práticas de mediação: fomentando uma cultura de diálogo no ambiente escolar” começou a ser executado em outubro de 2018, pelos coordenadores e pelas extensionistas bolsistas. Através de uma demanda da Escola Estadual Israel Pinheiro, situada em Governador Valadares, iniciou-se um processo de capacitação dos colaboradores da instituição em práticas de mediação, para que fosse possível gerir os conflitos de maneira mais exitosa. Foi realizado um primeiro encontro para apresentação da equipe de trabalho e coleta dos relatos de conflito ocorridos na escola. Depois, ocorreram
sete encontros de capacitação, com duas a três horas de duração cada, nos quais foram apresentados conceitos e técnicas utilizadas na mediação de conflitos, como a escuta ativa e a comunicação não violenta, com vistas a ampliar o repertório de resposta dos colaboradores frente à situações conflituosas, que são inerentes à convivência interpessoal. É importante destacar que foi conferida completa liberdade aos participantes da capacitação para que possam decidir, de acordo com sua realidade concreta, a melhor forma de aplicação de tais técnicas. Foram apresentados vários modelos de mediação escolar que atuam em níveis de intervenção diferentes, seja com o desenvolvimento da cultura do diálogo, de maneira pontual ou até mesmo por meio da criação de um núcleo de mediação nas dependências escolares. Em questionário aplicado ao fim das aulas expositivas 100% dos professores consideram o estudo da mediação escolar como algo relevante, e cerca de 95% afirmaram ser muito aplicável a sua realidade diária. A equipe de trabalho também desenvolverá uma cartilha com o conteúdo ministrado no intuito de auxiliar os colaboradores na aplicação cotidiana das técnicas de mediação. Ademais, a equipe está à disposição da escola para auxiliar no desenvolvimento de projetos que visem promover o diálogo e melhorar as relações entre os atores escolares. Paralelamente à capacitação, as extensionistas bolsistas realizaram duas intervenções com os alunos do segundo ano da instituição, a fim de compreender as queixas existentes que poderiam resultar em conflitos. Para além disso, foram trabalhados temas como participação democrática, bullying, comunicação assertiva e cooperação. No geral os alunos demonstraram interesse na possibilidade de melhorar as relações escolares, e disseram que seria vantajoso o uso de mediação na escola. Até o final do ano será realizado pelo menos mais um encontro com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

AZEVEDO, E. M. de .; SILVA, N. F. da .; PRADO, H. S. .; ARANTES, M. S. .; BOTELHO, T. M. . Capacitação em Práticas de Mediação: Fomentando Uma Cultura de Diálogo no Ambiente Escolar. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48168. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)