Sorriso - Canal Digital
Palavras-chave:
Odontologia, Educação, Saúde BucalResumo
O advento da internet integra um dos mais importantes avanços tecnológicos da huma-
nidade. Seu alcance aliado à sua rápida popularização demonstra como esta transfor-
mação ocorreu, se tornando um dos meios de comunicação mais utilizados pela popu-
lação atualmente. A internet é, hoje, um instrumento de formação de opinião, um espaço
onde todos são fontes de conhecimento e de disseminação de informações. Neste con-
texto, aparece um novo formato de educação, no qual há necessidade de desenvolver
um conjunto de atividades didático-pedagógicas a partir das tecnologias disponíveis.
Assim, objetivou-se dinamizar, amplificar e atuar como ferramenta de atualização e pro-
pagação de informações relacionadas à odontologia. O grupo de pessoas abordados no
presente projeto não tem restrição de idade, classe socioeconômica, cultural ou política.
É composto por curiosos ou pacientes que irão ser submetidos a algum procedimento e
buscam informações sobre os diferentes assuntos relacionados à odontologia. Engloba
também acadêmicos pertencentes aos cursos de saúde em diferentes níveis de conhe-
cimento e formação e profissionais já atuantes no mercado de trabalho que desejam
atualizar seus conhecimentos. Através da criação do canal na plataforma digital YouTu-
be, foi realizada uma postagem mensal contendo entrevista informativa, com duração
aproximada de 15 minutos. Estas foram gravadas com câmera digital (Canon T6I Rebel)
em uma sala da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares,
padronizando qualidade de imagem, som e iluminação. Foram abordados os seguintes
temas nas entrevistas: Laminados cerâmicos; Sorriso gengival; Clareamento dental; Le-
sões cervicais não cariosas; Overdentures; Próteses bucomaxilofaciais. Nesta platafor-
ma digital, vídeos foram salvos e estão à disposição para serem assistidos a qualquer
momento. O uso dos recursos disponíveis permite a complementação e o aprofunda-
mento do conhecimento, se tornando dessa maneira, uma extensão do espaço físico
do contexto acadêmico. Diante disto, constata-se uma aproximação entre população,
acadêmicos e profissionais, fazendo com que o conhecimento se torne mais acessível,
de forma prática e dinâmica, através de uma fonte com base científica introduzida em
uma base de dados comum e acessível a todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Furtado de Carvalho, Amanda Lima Santos, Camila Lima Temponi, Raquel Ribeira de Oliveira, Rhaíssa Ferreira Canutto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).