Ações do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade em uma Estratégia de Saúde da Família de Governador Valadares-MG

Autores

  • Larissa Freitas Bonomo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Nizia Araújo Vieira Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Janaina Cristina Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Diego Vieira Gusmão Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniela Geber de Melo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Beatriz Souza Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rafaela Caires Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Planejamento em Saúde, Educação interprofissional, Atenção Primária em Saúde, Intefgração ensino-serviço-comunidade

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/
Interprofissionalidade) tem foco na capacitação de futuros profissionais da saúde,
promovendo a integração ensino-serviço-comunidade, a partir da Educação
Interprofissional (EIP), que busca desenvolver práticas colaborativas na formação
dos profissionais. O presente relato objetiva descrever as ações para priorizar o
problema de maior relevância no território de saúde da ESF-Sir I para a elaboração
do Projeto de Intervenção. Foi planejada uma oficina e convidados os atores do
território: usuários, gestores e profissionais de saúde da unidade. No início da
atividade foram utilizadas as dinâmicas da “Arvore dos sonhos” e o “Muro das
Lamentações”, para que os participantes retratassem como seria uma unidade de
saúde dos sonhos e quais, em suas perspectivas, seriam as dificuldades para que
esta unidade se tornasse realidade. Os integrantes da oficina foram divididos em
pequenos grupos, constituídos por usuários, profissionais/gestores de saúde e os
estudantes do PET, a fim de que selecionassem os principais problemas vivenciados
na unidade e no território de saúde. Como instrumento para elencar os problemas
levantados e priorizá-los, foi empregada a primeira etapa do Planejamento
Estratégico Situacional (PES), que consistiu no Momento Explicativo. Todos os
problemas foram apresentados e pontuados de acordo com os seguintes atributos:
magnitude (afeta a quem?); transcendência (interesse em resolver); vulnerabilidade
(tendo os recursos, é fácil de resolver?); urgência (o problema pode se agravar?);
factibilidade (há recursos disponíveis?). Participaram da oficina 31 pessoas sendo
a maioria (60%), usuários. Os principais problemas elencados foram: número de médicos insuficientes; falta de farmácia na unidade; falta de ar condicionado e
rampa de acesso; baixa adesão dos usuários aos tratamentos; cota reduzida de
exames. O problema priorizado, em conformidade com os atributos definidos,
foi a baixa adesão dos usuários aos tratamentos. A partir desse, foram definidas
causas e consequências e elaborado o diagrama “espinha de peixe” que norteou
o planejamento do Projeto de Intervenção. O PET-Saúde/Interprofissionalidade
possibilita a vivência do estudante em cenários práticos, promovendo uma
integração ensino-serviço-comunidade e possibilitando maior compreensão
referente ao funcionamento da atenção básica e o desenvolvimento de habilidades
que fundamentam o trabalho em equipe colaborativo interprofissional.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

BONOMO, L. F. .; ALMEIDA, N. A. V. .; GOMES, J. C. .; GUSMÃO, D. V. .; MELO, D. G. de .; SILVA, B. S. .; SANTOS, R. C. . Ações do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade em uma Estratégia de Saúde da Família de Governador Valadares-MG. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47900. Acesso em: 5 dez. 2025.

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