Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

PET-Saúde na formação do cirurgião-dentista: Lições aprendidas na atenção primária

Autores/as

  • Luiz Eduardo Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Christiane Carvalho Murta Botelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Luiza Vieira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Patricia Vitor de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Maria Lucas Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna Bruschi Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniella Andrade Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Atenção primária, PET-Saúde GraduaSUS, Formação Profissional, Odontologia, Integração ensino-serviço-comunidade

Resumen

Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar a percepção do impacto do programa
PET-SAÚDE/GraduaSUS na formação em odontologia e na interação ensino, serviço
e comunidade. Metodologia: Trata-se de um relato das ações realizadas e percepção
dos discentes de odontologia na formação profissional odontológica e integração
ensino, serviço e comunidade do programa PET-SAÚDE/GraduaSUS realizado
na Estratégia de Saúde da Família São Raimundo I no município de Governador
Valadares, Minas Gerais. No período de um ano foram efetivadas e registradas
atividades junto a equipe de saúde bucal de diagnóstico situacional, planejamento
estratégico e de intervenção abrangendo grupos operativos de usuários hipertensos,
diabéticos, tabagistas, gestantes, adolescentes e crianças. Ações educativas foram
desenvolvidas, como palestras em sala de espera, escovação supervisionada,
acompanhamento de atendimentos odontológicos, visitas domiciliares. Um
portfólio descritivo foi feito para registro de todas as atividades. Resultados: Em
decorrência das ações de educação em saúde que foram praticadas, a sobrecarga
da demanda do profissional diminuiu. A comunidade recebeu maior assistência das
ações de prevenção, o que ampliou o empoderamento da população por intermédio
da participação ativa de controle no processo saúde-doença. Na percepção discente,
aumentou o conhecimento tanto sobre o processo saúde-doença quanto sobre a
realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, foi possibilitado ao aluno
compreender a importância desse sistema para a população, vivenciar a prática de conceitos teóricos, ganhar habilidades e capacidades para atender a demanda do
serviço público e, por fim, identificar necessidade do trabalho. Conclusão: Podese concluir que as ações promovidas geraram impactos positivos na integração
ensino, serviço e comunidade; refletindo ganhos para a população e para a formação
acadêmica dos discentes. De fato, existem desafios consideráveis. Espera-se que,
com a continuidade das ações a partir das atividades de sustentabilidade do PET,
os mesmos possam ser superados.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

ALMEIDA, L. E. .; SALAS, M. M. S. .; BOTELHO, C. C. M. .; LOPES, M. L. V. .; SOUZA, P. V. de .; GUIMARÃES, A. M. L. .; OLIVEIRA, B. B. .; GUIMARÃES, D. A. . Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET-Saúde na formação do cirurgião-dentista: Lições aprendidas na atenção primária. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47898. Acesso em: 5 dic. 2025.

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