Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
PET-Saúde na formação do cirurgião-dentista: Lições aprendidas na atenção primária
Palavras-chave:
Atenção primária, PET-Saúde GraduaSUS, Formação Profissional, Odontologia, Integração ensino-serviço-comunidadeResumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar a percepção do impacto do programa
PET-SAÚDE/GraduaSUS na formação em odontologia e na interação ensino, serviço
e comunidade. Metodologia: Trata-se de um relato das ações realizadas e percepção
dos discentes de odontologia na formação profissional odontológica e integração
ensino, serviço e comunidade do programa PET-SAÚDE/GraduaSUS realizado
na Estratégia de Saúde da Família São Raimundo I no município de Governador
Valadares, Minas Gerais. No período de um ano foram efetivadas e registradas
atividades junto a equipe de saúde bucal de diagnóstico situacional, planejamento
estratégico e de intervenção abrangendo grupos operativos de usuários hipertensos,
diabéticos, tabagistas, gestantes, adolescentes e crianças. Ações educativas foram
desenvolvidas, como palestras em sala de espera, escovação supervisionada,
acompanhamento de atendimentos odontológicos, visitas domiciliares. Um
portfólio descritivo foi feito para registro de todas as atividades. Resultados: Em
decorrência das ações de educação em saúde que foram praticadas, a sobrecarga
da demanda do profissional diminuiu. A comunidade recebeu maior assistência das
ações de prevenção, o que ampliou o empoderamento da população por intermédio
da participação ativa de controle no processo saúde-doença. Na percepção discente,
aumentou o conhecimento tanto sobre o processo saúde-doença quanto sobre a
realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, foi possibilitado ao aluno
compreender a importância desse sistema para a população, vivenciar a prática de conceitos teóricos, ganhar habilidades e capacidades para atender a demanda do
serviço público e, por fim, identificar necessidade do trabalho. Conclusão: Podese concluir que as ações promovidas geraram impactos positivos na integração
ensino, serviço e comunidade; refletindo ganhos para a população e para a formação
acadêmica dos discentes. De fato, existem desafios consideráveis. Espera-se que,
com a continuidade das ações a partir das atividades de sustentabilidade do PET,
os mesmos possam ser superados.
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