Avaliação da prevalência de lesões da mucosa bucal em pacientes com diabetes melito tipo 2 e associação com índice glicêmico

Autores

  • Milena Alves Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sibele Nascimento de Aquino Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Paula Varela Brown Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Cleverton Corrêa Rabelo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Emília Farias Pontes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fernanda de Oliveira Bello Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Francielle Silvestre Verner Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maurício Aquino de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rose Mara Ortega Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Diabetes melito, Índice Glicêmico, Manifestações Bucais

Resumo

Diabetes melito (DM) é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 422 milhões de pessoas diagnosticadas com DM e ocorrem 1,5 milhões de mortes a cada ano em decorrência das complicações da doença. O DM pertence a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia crônica, que ocorre por deficiência na secreção de insulina, deficiência na ação da insulina ou ambos. A hiperglicemia por longos períodos pode resultar em graves complicações sistêmicas. Além disso, o DM tem sido associado com alta prevalência de doença periodontal e outras alterações como hipossalivação, estomatite por prótese, glossite romboidal mediana, candidose pseudomembranosa e lesões potencialmente malignas como leucoplasia, queilite actínica e líquen plano. • objetivo deste trabalho é determinar a prevalência de lesões da mucosa bucal em pacientes portadores de DM tipo 2, acima de 18 anos, relacionando com o índice glicêmico e comparar com pacientes clinicamente saudáveis Durante a realização do estudo piloto, com 10 pacientes, foi possível observar sete pacientes desdentados parciais e três pacientes desdentados totais. A sialomentria revelou hipossalivação severa em 100% dos casos e foi possível observar três casos de doença periodontal, um caso de estomatite por prótese, queilite angular, queilite actínica, úlcera traumática e língua saburrosa. Em relação ao índice glicêmico, seis pacientes foram classificados de baixo risco (glicemia < 200mg/dL), um paciente foi classificado como médio risco (glicemia < 250mg/dL), dois pacientes foram classificados como alto risco (glicemia > 250 mg/dL). 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

GOMES, M. A. . .; AQUINO, S. N. de . .; MARTINS, A. P. V. B. . .; RABELO, C. C. . .; PONTES, A. E. F. . .; CORRÊA, F. de O. B. . .; VERNER, F. S. . .; CASTRO, M. A. de . .; ORTEGA, R. M. . . Avaliação da prevalência de lesões da mucosa bucal em pacientes com diabetes melito tipo 2 e associação com índice glicêmico. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47537. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>