Utilização de técnica de espectroscopia de impedância elétrica para desenvolvimento de metodologia para controle de qualidade e detecção de fraudes em leite

Autores

  • Ana Carolina Menezes Mendonça Valente Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lárissa Kellen Ribeiro de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Wesley William Gonçalves Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Detecção de Fraudes em Leite, Impedância Elétrica, Inovação Tecnológica

Resumo

A cadeia produtiva do leite e os consumidores, necessitam de métodos e equipamentos eficientes para o controle de qualidade e detecção de fraudes, assegurando a autenticidade do produto e a sua segurança alimentar. Nesse contexto, técnicas baseadas em medidas elétricas surgem como uma alternativa, por ser, em geral, de baixo custo. Do ponto de vista elétrico, o leite pode ser entendido como uma solução eletrolítica em que os portadores de carga são originados a partir da dissociação de sais. Portanto, a condutância elétrica do leite é atribuída principalmente à presença de ions, em particular, Nat, K+ e Cl-. A proposta considera explorar medidas das propriedades elétricas do leite, que mudam devido às adulterações. Em trabalhos anteriores o nosso grupo desenvolveu uma metodologia para detectar adulterações por adição de água. Este método deu origem a uma patente e ao desenvolvimento de um equipamento automatizado, intitulado MILKTECH. Entretanto, este equipamento informa quantitativamente, apenas o teor de água, sendo que para outros tipos de fraudes ele apenas indica uma suspeita. Neste trabalho realizou-se um estudo de impedância elétrica, especialmente, de condutância, ângulo de fase e reatância, utilizando um analisador de impedância elétrica em amostras de leite genuíno e adulteradas com substâncias de interesse, em uma faixa de frequência de 10Hz a 5MHz. O objetivo foi encontrar faixas de frequência e grandezas elétricas que permitissem evoluir no desenvolvimento do método, visando à identificação dos adulterantes. Os resultados dos espectros, especialmente da Reatância, apresentaram comportamentos particulares para cada substância adicionada em altas frequências, o que indica que possa ser usada como parâmetro para investigações. Entretanto, será necessário ampliar o estudo, por se tratar de uma região mais susceptível a ruídos e interferências. Contudo, indicam uma possibilidade de uso dos espectros como base para o desenvolvimento de métodos de análise, sobretudo utilizando ferramentas matemáticas de tratamento de dados que pretendemos aplicar. Pretende-se que este estudo sirva de base para o desenvolvimento de protótipos e processos de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

VALENTE, A. C. M. M. . .; LIMA, . L. K. R. de .; NASCIMENTO, W. W. G. . . Utilização de técnica de espectroscopia de impedância elétrica para desenvolvimento de metodologia para controle de qualidade e detecção de fraudes em leite. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46229. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>