Tempo de despertar: Neurociências no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29865Palabras clave:
Neurociências, Cérebro, Ensino médioResumen
A Neurociência é definida como uma área interdisciplinar da ciência comumente associada à Biologia, cujo objeto de estudo é o sistema nervoso em todos os seus aspectos. Diante do número crescente de informações que têm sido divulgadas atualmente nas mídias em todo o mundo, buscamos questionar: como a Educação no atual Ensino Médio está incluindo assuntos originários da Biologia no panorama das Neurociências em sala de aula e como os estudantes têm acesso a estes conteúdos fora das disciplinas curriculares. Este estudo traz a proposta de um trabalho multiplicador realizado por alunos do Ensino Médio, tendo como fonte de inspiração em seu título a obra Tempo de Despertar do neurologista Oliver Sacks. O objetivo foi conhecer e verificar se e por qual meio os estudantes de ensino médio têm acesso aos conteúdos de neurociências, além de proporcionar aos alunos das escolas participantes conhecimentos básicos sobre neurociências. Como metodologia foram aplicados questionários semiestruturados contendo perguntas sobre o conhecimento e o acesso aos conteúdos de neurociências em estudantes do ensino médio. Participaram da pesquisa 424 estudantes de quatro escolas da rede estadual de educação do estado de Minas Gerais, localizadas no município de Juiz de Fora cursando o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, sendo a maioria mulheres 55% (n=233) e do 2º ano do ensino médio 41% (n=172). Somente 65% trabalham e 44% (n= 188) ouviram falar em Neurociências, sendo 95% na mídia, 68% nas escolas e 67% na internet seguida de outras fonte menos significativas como escola, família e amigos, indicando que os conteúdos de neurociências são obtidos via mídia, escola e internet. Pode-se concluir que a internet e a mídia são os veículos mais disseminadores da informação sobre neurociências.
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