Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências:

um estudo quantitativo preliminar

Autores/as

  • Valéria Cristina Rios
  • Dirlene Lima Valadão
  • Luciana Massi
  • Cristhiane Cunha Flôr

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29782

Palabras clave:

Bourdieu, Levantamento bibliográfico, Educação em Ciências

Resumen

Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de caráter analítico em relação aos aspectos quantitativos das apropriações da teoria de Pierre Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências. Para tanto, realizamos um levantamento da inserção da perspectiva bourdiana em trabalhos de congresso, periódicos, teses e dissertações da área de Educação em Ciências e classificamos as publicações encontradas quanto à forma de apropriação deste referencial. Partimos da hipótese de que existe uma tímida apropriação dessa teoria na área, mas que ela vivencia um período de ligeiro crescimento. As publicações encontradas foram classificadas em três categorias quanto à forma de apropriação deste referencial em Incidental, Conceitual Tópica e Modo de Trabalho. Dessa forma, foi localizado um total de 8136 trabalhos disponíveis online até 2014. Deste total apenas 120 trabalhos citavam o autor de diferentes formas: 55 de modo incidental, 31 como apropriação tópica, e, finalmente, 34 que se apropriam do modo de trabalho de Bourdieu. Como conclusão, verificamos a existência de uma tímida evolução ao longo dos anos no que tange a apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p. 89-94, 1983.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. 238 p. BRITO, A. X. Rei morto, rei posto? As lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro n. 19, p. 5-19, janabr. 2002.

CATANI, A. M.; CATANI, D. B.; PEREIRA, G. R. M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, p. 63-85, maio-ago. 2001.
MASSI, L. Relação aluno-instituição: o caso da licenciatura do Instituto de Química da UNESP/Araraquara. São Paulo: USP, 2013. 167 p.
MASSI,L; MUZZETI, L. R.; SUFICIER, D. M. A pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil. Revista Ibero-Americana deEstudos em Educação, v. 12, p. 1854-1873, 2017.
VALADÃO, D. L.; MASSI, l. Pierre Bourdieu como referencial teórico nas pesquisas em educação em ciências no ENPEC 2011. In: SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,2013, Viçosa. Atas... Viçosa, 2013.
VALADÃO, D. L.; RIOS, V. C.; MASSI, L. Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In:ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2014, Ouro Preto.Atas... Ouro Preto, 2014, p. 112

Publicado

2020-02-27

Cómo citar

Rios, V. C., Valadão, D. L. ., Massi, L., & Flôr , C. C. (2020). Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências: : um estudo quantitativo preliminar . Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 18(1). https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29782

Número

Sección

Artigos originais - Ciências Humanas