Interseções de métodos tradicionais do ensino da flauta transversa com a música popular brasileira: outros horizontes de aprimoramento

Autores

  • Bruno Coimbra Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nina Oliveira Queiroz de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2012.v16.25477

Resumo

O presente artigo investiga possibilidades de incluir a música popular em programas de estudo de flauta transversa, buscando criar interseções entre esse repertório e modelos de exercícios encontrados em métodos tradicionais do ensino desse instrumento. Através dessas interseções, propomos uma direção para a ampliação dos horizontes de aprimoramento musical. A metodologia incluiu a identificação dos principais aspectos necessários para o desenvolvimento do flautista, a identificação de obras da música popular brasileira, nas quais esses aspectos pudessem ser trabalhados e a seleção de exercícios e obras específicos que pudessem ser combinados, formando novas possibilidades para a prática musical. Os métodos tradicionais para flauta foram utilizados como eixo para a sistematização dos estudos propostos com repertório selecionado, promovendo uma interseção entre a tradição didática do instrumento e a da música popular brasileira.

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Faria, B. C., & Paula, N. O. Q. de. (2018). Interseções de métodos tradicionais do ensino da flauta transversa com a música popular brasileira: outros horizontes de aprimoramento. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 16, 128–135. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2012.v16.25477

Edição

Seção

Editorial