Formação de professores que ensinam matemática

Produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola

Authors

  • Margareth Ap. Sacramento Rotondo
  • Giovani Cammarota
  • Felipe Vargas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29891

Keywords:

Formação docente, Políticas cognitivas, Ética, Estética, Política

Abstract

O texto apresenta a pesquisa Formação de professores que ensinam matemática: produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola. Tal pesquisa tinha como problema a formação docente e se valeu de dois momentos distintos. No primeiro, fez uso do dispositivo oficina em um curso de extensão em que professores eram convidados a problematizar a matemática escolar e as abordagens didático-metodológicas em educação matemática. No segundo, fez uso de um dispositivo em que a equipe de pesquisa e professoras produziam atividades matemáticas e as levavam para sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais dispositivos permitiram problematizar matemática e formação, colocando em jogo os processos ético, estético e político que estão implicados na produção de cada uma dessas instâncias.

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References

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Published

2020-03-06

How to Cite

Rotondo, M. A. S., Cammarota, G., & da Silva, F. V. (2020). Formação de professores que ensinam matemática: Produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 19(1), 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29891

Issue

Section

Artigos originais - Ciências Humanas