Ativismo judicial e a violência no campo:
análise do papel da justiça na questão agrária em Minas Gerais.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29783Keywords:
Reforma agrária, Vara Agrária, FelisburgoAbstract
O presente trabalho pretende discutir o papel da Vara Agrária Federal de Minas Gerais em relação à reforma agrária no estado. Para tanto utilizará, dentre os processos obtidos após pesquisa empírica, o caso de Felisburgo, pois é o que apresenta elementos que o caracterizam como emblemático, na esteira do método indiciário proposto por Ginzburg. Ademais, Felisburgo evidencia a violência brutal ainda imposta contra aquelas e aqueles que lutam pela democratização de terras no país. Compreendemos assim, o judiciário segundo o conceito de campo, trazido por Bourdieu, a partir da evidenciação daquele como lócus de batalha, nesse caso, para que ocorra ou não a reforma agrária. Ressaltamos ainda a análise de discurso dos operadores do direito, em especial da vara em tela, que perpetuam a reprodução do que Warat destaca como “senso comum do jurista”, significando aqui concepção privatista e sacralizada da propriedade, o que impede a reforma agrária.
Downloads
References
BRUNO, Regina. Senhores da terra, senhores da guerra: a nova face política das elites agroindustriais no Brasil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário.In: ______.Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. 1.reimp. São Paulo: Companhia das Letras,1990.
GROSSI, Paolo. História da propriedade e outros ensaios. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para Além do Pensamento Abissal. Novos Estudos, n. 79, p. 71-94, nov. 2007.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2000.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito: a epistemologia jurídica da modernidade (vol. III). Porto Alegre: Sergio Fabris, 2002.
TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson. O papel do poder judiciário na efetivação da função social da propriedade. In: Questões agrárias – julgados comentados e pareceres. São Paulo: Método, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.