Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores

Autores

  • Ana Paula Pontes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Janaína Ovídio de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Laura Campos de Oliveira e Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lélia Dias de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Henrichs Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nara Santos Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Nobre Rittmeyer Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa de Assunção Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2008.v12.25530

Resumo

Este artigo visa relatar o trabalho da pesquisa “Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores”, desenvolvida sob a perspectiva histórico-cultural, utilizando, principalmente, a teoria
enunciativa de Bakhtin e a teoria da construção do conhecimento, de Vygotsky. A pesquisa trabalhou em três grandes planos: a empiria, a construção metodológica e a expansão/atualização do referencial teórico. O eixo da empiria foi constituído por estratégias metodológicas construídas em coerência com o referencial adotado, buscando tornar o campo de pesquisa um espaço de formação. O estudo aborda a formação de professores para enfrentarem a aprendizagem e o letramento digital na era da internet. O texto sintetiza a pesquisa em questão, focando seus principais achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Castro, A. P. P. de, Carvalho, J. O. de, Souza, L. C. de O. e, Souza, L. D. de, Ribeiro, M. H., Ferreira, N. S., Rittmeyer, P. H. N., & Freitas, M. T. de A. (2018). Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 12, 108–117. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2008.v12.25530

Edição

Seção

Artigos