Credibilidade como valor personalizado: vínculos em rede
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46265Palabras clave:
Credibility. Television journalism. Influencer journalist. Network links. CustomizationResumen
A pesquisa tem como foco os processos de construção de credibilidade no ambiente digital pelos (tele)jornalistas da GloboNews. Para isso a empiria é constituída pelos conteúdos postados nessa ambiência, com destaque para materiais em vídeo e interações propostas nas redes sociais digitais, do canal e de profissionais que nele atuam. O levantamento documental foi realizado nos perfis nas redes Instagram, Twitter e nas mídias digitais da GloboNews, incluindo páginas selecionadas que eram destinadas à divulgação dos conteúdos veiculados por estes profissionais. Como objetivos, buscou-se compreender de que forma a credibilidade dos profissionais era construída a partir do contato entre (tele)jornalista e público, potencializado pelas interações via. Os vídeos postados foram investigados a partir da “Análise da Materialidade Audiovisual” (Coutinho, 2016), que permite a articulação de textos e paratextos de forma crítica. Como principais resultados, observa-se que o conteúdo exibido originalmente na televisão por assinatura ganha continuidade nas redes sociais, o que acaba por atrair novos públicos e reforça laços já existentes entre profissionais e audiência. Além disso, os (tele)jornalistas assumem um papel de influência mais direta, como característica do novo ecossistema em que há a expansão do telejornalismo para as redes sociais digitais.
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Citas
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