Estudantes com Deficiência no Ensino Superior

Inclusão e Acessibilidade Durante o Ensino Remoto Emergencial

Autores/as

  • Aldeir Carlos Nasareth de Vasconcellos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mylene Cristina Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-2769-8421

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46194

Palabras clave:

Ensino superior. Inclusão. Acessibilidade. Pandemia. Estudantes com deficiência.

Resumen

Esse trabalho é um recorte da pesquisa ‘Ensino Remoto Emergencial: alunos com deficiência no ensino superior’, que buscou compreender como o modelo do ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia de COVID-19, impactou os estudantes com deficiência nas universidades federais brasileiras e como estas instituições enfrentaram o desafio da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência nesse novo contexto. O objetivo é apresentar  uma síntese do mapeamento das produções realizadas pelas universidades, por regiões brasileiras, durante o período da pandemia. Nossos resultados evidenciam que apesar das barreiras impostas pelo período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, houve  experiências inclusivas que ampliaram as oportunidades educacionais a estudantes com deficiência  e que  ainda há grandes desafios a serem enfrentados para garantir a participação e acessibilidade deste grupo no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação UFRJ. Professora Adjunta do Departamento SSE, Faculdade de Educação/UFF.

Citas

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Publicado

2025-04-09

Cómo citar

Vasconcellos, A. C. N. de, & Santiago, M. C. (2025). Estudantes com Deficiência no Ensino Superior : Inclusão e Acessibilidade Durante o Ensino Remoto Emergencial . Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 24. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46194

Número

Sección

Artigos originais - Ciências Humanas