Estudantes com Deficiência no Ensino Superior
Inclusão e Acessibilidade Durante o Ensino Remoto Emergencial
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2024.v24.46194Palabras clave:
Ensino superior. Inclusão. Acessibilidade. Pandemia. Estudantes com deficiência.Resumen
Esse trabalho é um recorte da pesquisa ‘Ensino Remoto Emergencial: alunos com deficiência no ensino superior’, que buscou compreender como o modelo do ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia de COVID-19, impactou os estudantes com deficiência nas universidades federais brasileiras e como estas instituições enfrentaram o desafio da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência nesse novo contexto. O objetivo é apresentar uma síntese do mapeamento das produções realizadas pelas universidades, por regiões brasileiras, durante o período da pandemia. Nossos resultados evidenciam que apesar das barreiras impostas pelo período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, houve experiências inclusivas que ampliaram as oportunidades educacionais a estudantes com deficiência e que ainda há grandes desafios a serem enfrentados para garantir a participação e acessibilidade deste grupo no ensino superior.
Descargas
Citas
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para Inclusão. Centre for Studies on Inclusive Education, 2011. Disponível em: https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2020/05/index-para-a-inclusao.pdf Acesso em: 06 Out. 2024.
BRASIL. Documento Orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior Secadi/SESu. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 06 Out. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 06 Out. 2024.
GONÇALVES, Laís Lopes de Souza; VASCONCELLOS, Aldeir Carlos Nasareth de; SANTIAGO, Mylene Cristina; BATISTA, Rodolfo Luís Leite (no prelo). Acessibilidade e inclusão no ensino superior em tempos de pandemia: a região sul em foco. Pesquisa e debate em educação.
GOMES, Patricia Morais; SOUZA, Queila Érica Taligliatti de; SANTIAGO, Mylene Cristina. Acessibilidade e Inclusão em tempos pandêmicos: uma análise dos documentos das Universidades Federais da Região Centro-Oeste. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, 2023.Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/acessibilidade-e-inclusao-em-tempos-pandemicos-uma-analise-dos-documentos-das-un?lang=pt-br> . Acesso em: 06 Out. 2024.
LOURENÇO, Giulia Garcia Meira Reis; VERASSANI, Ana Luiza; BATISTA, Rodolfo Luís Leite; SANTIAGO. Mylene. Ensino Superior e pandemia: inclusão de Pessoas com Deficiência nas universidades federais da Região Sudeste. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/ensino-superior-e-pandemia-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-nas-universidades?lang=pt-br> . Acesso em: 06 Out. 2024.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel Pizarro. Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas , Lisboa, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5211/1/84-172-1-SM.pdf Acesso em: 06 Out. 2024.
SANTIAGO, Mylene Cristina; PAULA, Bianka Moreira de; SILVEIRA, Daniele Fonseca da; SOUSA, Victor Cristian Pereira de. Estudantes com deficiência no ensino superior em tempos de pandemia: a região norte em foco. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/estudantes-com-deficiencia-no-ensino-superior-em-tempos-de-pandemia-a-regiao-nor?lang=pt-br> . Acesso em: 06 Out. 2024.
VASCONCELLOS, Aldeir Carlos Nasareth de; GONÇALVES, Laís Lopes de Souza; SANTIAGO, Mylene Cristina. Ensino remoto emergencial no ensino superior: inclusão e acessibilidade na região nordeste. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/ensino-remoto-emergencial-no-ensino-superior-inclusao-e-acessibilidade-na-regiao?lang=pt-br> . Acesso em: 06 Out. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aldo, Mylene Cristina Santiago

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.