Ética e Publicidade Médica nas Redes Sociais em Dermatologia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2023.v23.40558Palavras-chave:
Publicidade Médica, Marketing de Serviços de Saúde, Dermatologia, Redes Sociais, ÉticaResumo
O uso das mídias sociais com fins profissionais entre médicos como ferramenta publicitária tem aumentado nos últimos anos, levantando debates acerca das normas para a publicidade médica no país, com destaque para o resguardo da ética profissional. Uma consulta pública realizada em 2020 pelo Conselho Federal de Medicina com vistas à atualização do Manual de Publicidade Médica levantou a discussão sobre o assunto no país e gera expectativas de mudanças para os próximos anos. Trata-se de pesquisa aplicada, original, de natureza transversal e descritiva, com características quantitativas, realizada com médicos dermatologistas e que atuam no município de Juiz de Fora. O estudo teve como objetivo avaliar o perfil de uso das redes sociais pelos Dermatologistas do município, sua opinião acerca das normas atuais do Manual de Publicidade Médica e prospectar seus anseios de mudança. Constatou-se que a maioria dos profissionais utiliza as redes sociais com fins profissionais e considera que tem conhecimento adequado sobre a regulamentação atual, entretanto, práticas coibidas pelo CFM foram admitidas por grande parte dos entrevistados. Todos os médicos se mostraram a favor de mudanças para as atuais normas e são contra novas restrições.
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