Cultura do perfume e cultura de moda:

Narrativas dos séculos XX e XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37900

Palavras-chave:

Moda. Perfume. Cultura. Marcas. Criadores de Moda

Resumo

Nesta pesquisa, parte integrante das ações do Projeto de Iniciação Científica (IAD/UFJF) “Cultura do Perfume e Cultura de Moda: marcas e criadores”, são apresentadas incursões sobre a relação Cultura de Moda e Cultura do Perfume no contexto de marcas icônicas da história da moda internacional ao longo do século XX e da primeira década do século XXI. Com o panorama descrito, foi possível refletir sobre a produção discursiva das marcas assim como se observou a expansão da perfumaria ao longo das décadas. O artigo também se apresenta como um texto que contribui para a reflexão teórica acerca do tema sobre a qual prevalece a escassez de bibliografia especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASHCAR, Renata. A história do perfume da antiguidade até 1900. COM CIÊNCIA - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 10 de set. 2007. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=28&id=329>. Acesso em: 11 fev. 2021.

______. Brasilessência: a cultura do perfume. 1ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 2001. 201 pp.

______. Guia de Perfumes 2016. São Paulo: Editora Segmento, 2015.

BELINASSI, Wellington. O perfume e a estratégia das grifes. 2011. 82 pp. Monografia (Especialização em Moda), Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Moda, Cultura de Moda e Arte. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

BRAGA, João. A Herança do Século XX. In: ______. Reflexões sobre Moda. Volume I. 3ª ed. rev. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006. 35-55.

______. Década teórico-cronológica x década prático-realista. In: ______. Reflexões sobre Moda. Volume IV. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006. 25-29.

______. História da Moda com João Braga. Moda Contemporânea como colcha de retalhos. Youtube. 12 dez. 2018. Disponível em: <https://youtu.be/uaEOAhoWatM>. Acesso em: 11 fev. 2021.

______. O Perfume. In: CASTILHO, Kathia; VILLAÇA, Nízia (org.). O Novo Luxo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.

BRASIL vira líder mundial no mercado de perfumes. Revista Veja. São Paulo, 05 maio 2011. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/brasil-vira-lider-mundial-no-mercado-de-perfumes/#:~:text=Marcel%20Motta%2C%20analista%20respons%C3%

A1vel%20pelo,%2C%20somam%2060%25%20de%20participa%C3%A7%C3%A3o.>. Acesso em 16 mar. 2021.

BRASILESSÊNCIA (Oficial). Azzaro - Azzaro Pour Homme. Disponível em: <https://www.brasilessencia.com.br/perfume/855-azzaro-azzaro-for-men>. Acesso em 29 jan. 2021.

______. Carolina Herrera - 212. Disponível em: <https://www.brasilessencia.com.br/perfume/257-carolina-herrera-212>. Acesso em 20 jan. 2021.

______. Moschino - Cheap & Chic. Disponível em: <https://www.brasilessencia.com.br/perfume/2584-moschino-cheap-chic>. Acesso em 29 jan. 2021.

______. Yves Saint Laurent - Kouros. Disponível em: <https://www.brasilessencia.com.br/perfume/871-yves-saint-laurent-kouros>. Acesso em 05 jan 2021.

CALANCA, Daniela. História social da moda. Tradução de Renato Ambrosio. 2a. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. 224 pp.

DOVE, Roja. The Essence of Perfume. Londres: Black Dog Publishing Limited, 2014.

GARCIA, Claudia. Especial Moda: Anos 30 - Tempos de Crise. Almanaque Folha Online. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/anos30.htm>. Acesso em: 11 fev. 2021.

GIRARD-LAGORCE, Sylvie. 100 perfumes de sempre. Tradução de José Carlos Teixeira. Lisboa: Editorial Estampa, 2006. 143 pp.

LAVER, James. A Roupa e a Moda: uma história concisa. Tradução de Glória Maria de Mello Carvalho.14ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 285 pp.

MAGALHÃES, Dalva Soares Pereira A moda do perfume: um estudo sobre perfumaria, trajetória e influências. 2015. 83 pp. Monografia (Especialização em Moda), Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Moda, Cultura de Moda e Arte. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

MAYER, Fernanda. Especial Moda: Anos 80 - Em busca da década perdida. Almanaque Folha Online. São Paulo, 22 mar. 2003. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/instantaneos_anos80.htm>. Acesso em 04 jan. 2021.

MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de; RUBINO, Cláudio Luiz. A evolução histórica do perfume e sua relação como objeto de desejo pela civilização. In: VELLOSO, Isabela Monken (org.). Cultura do Perfume, Cultura de Moda e outros Acordes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015. 201-215.

MORENO, Patrícia Ferreira. Elsa Schiaparelli: arte e design em aromas surreais. In: VELLOSO, Isabela Monken (org.). Cultura do Perfume, Cultura de Moda e outros Acordes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015. 119-131.

NOGUEIRA, Letícia de Sá. L’Air du Temps: o espírito de uma época em um frasco. In: VELLOSO, Isabela Monken (org.). Cultura do Perfume, Cultura de Moda e outros Acordes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015. 81-90.

O Mundo do Perfume - Exposição virtual. Perfume e Moda. Disponível em: <http://admin.omundodoperfume.com.br/uploads/arquivos/perfume-e-moda-1-a6187ba6.pdf>. Acesso em 11 fev. 2021.

OSMOZ. Giorgio Beverly Hills - Giorgio. Disponível em: <http://www.osmoz.com.br/perfumes/giorgio-beverly-hills/2834/giorgio>. Acesso em 29 jan. 2021.

______. Joy - Jean Patou. Disponível em: <http://www.osmoz.com.br/perfumes/jean-patou/3838/joy>. Acesso em 29 jan. 2021.

______. Paris - Yves Saint Laurent. Disponível em: <http://www.osmoz.com.br/perfumes/yves-saint-laurent/2359/paris>. Acesso em 29 jan. 2021.

TURIN, Luca. Perfumes: the guide. Nova Iorque: Viking Penguin, 2008.

VELLOSO, Isabela Monken. A escrita do tempo: Madame Grès e Cabochard. In: ______. Cultura do Perfume, Cultura de Moda e outros Acordes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015. 69-79.

______. Cultura do Perfume, Cultura de Moda e outros Acordes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015. 222 pp.

______; BRAIDA, Frederico. Perfume, moda e cultura: estudos reunidos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. Disponível em: < https://www2.ufjf.br/editora/wp-content/uploads/sites/113/2021/06/PERFUME-MODA-E-CULTURA.pdf>. Acesso em 11 de maio de 2022.

______. Vestindo os aromas de Chanel Nº5. In: 6º COLÓQUIO DE MODA, 2010. São Paulo. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202010/71595_Vestindo_os_aromas_de_Chanel_N5.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2021.

WEBER, Mariana. Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Revista Forbes. São Paulo, 04 jul. 2020. Disponível em: <https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/>. Acesso em: 16 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

de Souza Fonseca, J. V., & Monken Velloso, I. (2022). Cultura do perfume e cultura de moda:: Narrativas dos séculos XX e XXI. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 22. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37900

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes