Metodologia e projeto de produção de brinquedos para a Arte-Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37469

Palavras-chave:

Arte-Educação, Brinquedos, Lúdico, Sensorialidades

Resumo

Este artigo descreve as atividades realizadas pelo projeto “Metodologia e projeto de produção de brinquedos para a Arte-Educação” (BIC/UFJF - 2020 a 2021). Das atividades realizadas durante o período de implementação da bolsa, podemos destacar 3 partes: a pesquisa histórica de obras em domínio público, de materiais e bibliográfica, com intenção de aprofundar o conhecimento sobre o campo da pesquisa; elaboração de protótipos e geração de alternativas utilizando soluções com papel; a elaboração de uma apostila com os resultados obtidos, com objetivo de ser disponibilizada em atividades de formação de professores em Arte-Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Perani, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF), e coordenadora do projeto de extensão Design e Cultura dos Jogos Online. Doutora em Comunicação pelo PPGCom/Uerj.

Referências

ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco I: uma linguagem a dos cortes, uma consciência a dos luces. São Paulo: Perspectiva, 3ª ed., 1994.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 3ª ed., 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Aos leitores da 9ª. Edição. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 9ª. ed., 2013.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 9ª ed, 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BIRMINGHAM, Duncan. Pop-up: design and paper mechanics. East Sussex: Guild of Master Craftsman Publications, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Portaria nº 563, de 29 de dezembro de 2016. Brasília: Inmetro, 2016.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 4ª ed., 2010.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

JACKSON, Paul. Folding Techniques for Designers: from sheet to form. London: Laurence King, 2011.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

PIAGET, Jean. Genetic Epistemology. New York: W. W. Norton, 1971.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: EXO/34, 2ª ed., 2009A.

RANCIÈRE, Jacques. Aesthetics and its discontents. Cambridge: Polity Press, 2009B.

SOARES, Letícia Perani. Interfaces gráficas e os seus elementos lúdicos: aproximações para um estudo comunicacional. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. Dissertação de Mestrado.

Documento iconográfico

PORTINARI, João Candido. Meninos Brincando. 1955. Óleo sobre tela, 72.5 x 60cm sem moldura.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Barbosa de Souza Nascimento, S. A., & Perani, L. (2022). Metodologia e projeto de produção de brinquedos para a Arte-Educação. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 22. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37469

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes