Formação de professores que ensinam matemática
Produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29891Palavras-chave:
Formação docente, Políticas cognitivas, Ética, Estética, PolíticaResumo
O texto apresenta a pesquisa Formação de professores que ensinam matemática: produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola. Tal pesquisa tinha como problema a formação docente e se valeu de dois momentos distintos. No primeiro, fez uso do dispositivo oficina em um curso de extensão em que professores eram convidados a problematizar a matemática escolar e as abordagens didático-metodológicas em educação matemática. No segundo, fez uso de um dispositivo em que a equipe de pesquisa e professoras produziam atividades matemáticas e as levavam para sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais dispositivos permitiram problematizar matemática e formação, colocando em jogo os processos ético, estético e político que estão implicados na produção de cada uma dessas instâncias.
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