Formação de professores que ensinam matemática

Produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola

Autores

  • Margareth Ap. Sacramento Rotondo
  • Giovani Cammarota
  • Felipe Vargas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29891

Palavras-chave:

Formação docente, Políticas cognitivas, Ética, Estética, Política

Resumo

O texto apresenta a pesquisa Formação de professores que ensinam matemática: produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola. Tal pesquisa tinha como problema a formação docente e se valeu de dois momentos distintos. No primeiro, fez uso do dispositivo oficina em um curso de extensão em que professores eram convidados a problematizar a matemática escolar e as abordagens didático-metodológicas em educação matemática. No segundo, fez uso de um dispositivo em que a equipe de pesquisa e professoras produziam atividades matemáticas e as levavam para sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais dispositivos permitiram problematizar matemática e formação, colocando em jogo os processos ético, estético e político que estão implicados na produção de cada uma dessas instâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTÁCIO, Maria Queiroga Amoroso; CLARETO, Sônia Maria. Concepções de matemática e suas incidências na educação matemática. Boletim Pedagógico de Matemática, Juiz de Fora, s/n, p. 7-13, 2000.
AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. Matemática quaresmar formação. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth A. Sacramento. Como Seria um Mundo sem Matemática? Hein?! Na tensão narrativa-verdade. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [s.l.], v. 28, n. 49, p.974-989, ago. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a26. Acessado em 23 jan. 2020.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica dos sentidos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 2012. Volume 5.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016. p. 359-369.
FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017. p. 363-406.
KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. In:Revista Educação e Sociedade, v.26, n.93, p. 1273-1288, set./dez. 2005.
PAIXÃO, Leiliane Aparecida Gonçalves. Uma pesquisa: vida compondo uma formação. 2016. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
ROTONDO, Margareth Ap. Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. Subtrair: Escola-pesquisar produzindo formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2016, São Paulo. Anais... . São Paulo: Sbem, 2016. p. 1 - 12.
ROTONDO, Margareth Ap. Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula. Curitiba: Appris, 2019.
ROTONDO, Margareth Ap. Sacramento. Formação docente: inventando formação com matemática. In: ROTONDO, Margareth Ap. Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula. Curitiba: Editora Appris, 2019. p. 129 – 136.
SILVA, Felipe Vargas da. Aula-argila: entre modulações e cultivo de si. In: ROTONDO, Margareth Ap. Sacramento; CAMMAROTA, Giovani; AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula. Curitiba: Appris, 2019. p. 87 - 96.

Downloads

Publicado

2020-03-06

Como Citar

Rotondo, M. A. S., Cammarota, G., & da Silva, F. V. (2020). Formação de professores que ensinam matemática: Produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da matemática na escola. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 19(1), 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29891

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Humanas