O reconhecimento de foco prosódico contrastivo no PB por crianças de 3 a 5 anos

Autores

  • Raquel Cristina Moreira de Souza
  • Maria Cristina Lobo Name

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29876

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Foco contrastivo, Prosódia

Resumo

Investiga-se o reconhecimento da marcação de foco prosódico contrastivo por crianças brasileiras de 3 a 5 anos. No português brasileiro (PB), a marcação de foco é feita utilizando-se diferentes estratégias. O foco no objeto tende a ser marcado prosodicamente e o foco no sujeito pode ser marcado tanto por meio da prosódia quanto da sintaxe (OTHERO; FIGUEIREDO SILVA, 2012). Portanto, nossa hipótese é a de que crianças brasileiras de 3 a 5 anos são mais sensíveis à marcação prosódica de foco no objeto se comparado ao foco sobre o sujeito. Inspiradas em Szendröi et al. (2003, 2018), conduzimos um experimento com adultos (grupo controle) e crianças, a fim de verificarmos a sensibilidade à marcação prosódica de foco em função do padrão do PB. Em uma tarefa de correção de falsas afirmações com foco no sujeito ou no objeto, os participantes foram apresentados simultaneamente a imagens de animais com objetos e a áudio de um enunciado com foco prosódico no sujeito ou no objeto. As crianças de 3 a 5 anos, como os adultos, foram mais sensíveis à marcação prosódica no objeto do que no sujeito. Os resultados sugerem progressivo reconhecimento do padrão na marcação prosódica de foco por crianças adquirindo o PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, J.; SZENDRÖI, K. Acquisition of focus marking in European Portuguese. Evidence for a unified approach to focus. In: TORRENS, V.; ESCOBAR, L. (ed.). The acquisition of syntax in Romance languages. Amsterdam: John Benjamins, 2006.
GONÇALVES, C. A. V. Foco e Topicalização: delimitação e confronto de estruturas. Revista de Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 7, p. 31-50, jan./jun. 1998.
LEITE, D. R. Estudo prosódico sobre as manifestações de foco. Dissertação (Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MORAES, J. A. de. Variações em torno de tema e rema. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, v. IX, n. 17, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2006, p. 279-289.
OTHERO, G. A.; FIGUEIREDO SILVA, M. C. Focalização em português: interface entre condições sintáticas, prosódicas e de estrutura informacional. In: CRUZ, Ronald Taveira da (org.). As interfaces da gramática, v. I. Curitiba: CRV, 2012, v. I, p. 119-135.
QUAREZEMIN, Sandra. Estratégias de focalização em português brasileiro– uma abordagem cartográfica. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFSC, Florianópolis, 2009.
______. Sujeito e objetos focalizados nas sentenças SVO do português brasileiro. FórumLinguístico, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 203-214, jul./set. 2012.
SZENDRÖI, K.; GERVAIN, J.; BERGER, F.; HÖHLE, B. Acquisition evidence for an interface theory of focus. Presented at: Generative Approaches to Language Acquisition 2003, Utrecht University, The Netherlands. 2003.
SZENDRÖI, K.; GERVAIN, J.; BERGER, F.; HÖHLE, B. Acquisition evidence for an interface theory of focus. In: GENERATIVE APPROACHES TO LANGUAGE ACQUISITION (GALA 2003). v.2, 2003, Utrecht. Proceedings of GALA 2003. Utrecht: Utrecht University, 2003, p. 457-468.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

de Souza, R. C. M., & Name, M. C. L. (2020). O reconhecimento de foco prosódico contrastivo no PB por crianças de 3 a 5 anos. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 18(2), 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29876

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes