Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências:

um estudo quantitativo preliminar

Autores

  • Valéria Cristina Rios
  • Dirlene Lima Valadão
  • Luciana Massi
  • Cristhiane Cunha Flôr

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29782

Palavras-chave:

Bourdieu, Levantamento bibliográfico, Educação em Ciências

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de caráter analítico em relação aos aspectos quantitativos das apropriações da teoria de Pierre Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências. Para tanto, realizamos um levantamento da inserção da perspectiva bourdiana em trabalhos de congresso, periódicos, teses e dissertações da área de Educação em Ciências e classificamos as publicações encontradas quanto à forma de apropriação deste referencial. Partimos da hipótese de que existe uma tímida apropriação dessa teoria na área, mas que ela vivencia um período de ligeiro crescimento. As publicações encontradas foram classificadas em três categorias quanto à forma de apropriação deste referencial em Incidental, Conceitual Tópica e Modo de Trabalho. Dessa forma, foi localizado um total de 8136 trabalhos disponíveis online até 2014. Deste total apenas 120 trabalhos citavam o autor de diferentes formas: 55 de modo incidental, 31 como apropriação tópica, e, finalmente, 34 que se apropriam do modo de trabalho de Bourdieu. Como conclusão, verificamos a existência de uma tímida evolução ao longo dos anos no que tange a apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências.

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Referências

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Publicado

2020-02-27

Como Citar

Rios, V. C., Valadão, D. L. ., Massi, L., & Flôr , C. C. (2020). Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências: : um estudo quantitativo preliminar . Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 18(1). https://doi.org/10.34019/2179-3700.2018.v18.29782

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Humanas