Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores

  • Ana Paula Pontes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Janaína Ovídio de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Laura Campos de Oliveira e Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lélia Dias de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Henrichs Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nara Santos Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Nobre Rittmeyer Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa de Assunção Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo visa relatar o trabalho da pesquisa “Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores”, desenvolvida sob a perspectiva histórico-cultural, utilizando, principalmente, a teoria
enunciativa de Bakhtin e a teoria da construção do conhecimento, de Vygotsky. A pesquisa trabalhou em três grandes planos: a empiria, a construção metodológica e a expansão/atualização do referencial teórico. O eixo da empiria foi constituído por estratégias metodológicas construídas em coerência com o referencial adotado, buscando tornar o campo de pesquisa um espaço de formação. O estudo aborda a formação de professores para enfrentarem a aprendizagem e o letramento digital na era da internet. O texto sintetiza a pesquisa em questão, focando seus principais achados.
Publicado
2018-07-04
Seção
Artigos