RECREIO COM LEITUR@

Autores

  • Lauriana Paiva Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Liliana Mendes Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31342

Resumo

O presente relato pretende descrever o trabalho realizado nas turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental1, num total de 90 alunos, na faixa etária dos 8-9 anos, do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, que buscou desenvolver, durante o recreio, uma extensão do trabalho de letramento literário realizado durante as aulas de Língua Portuguesa dos terceiros anos do Ensino Fundamental, propondo ações que ajudassem nossas crianças a se encantarem pela leitura, fazendo descobertas, percebendo as sutilezas da palavra escrita através da (re)contextualização das tecnologias digitais no espaço escolar. Para tal propusemos estações de leitura durante o tempo do recreio. Desenvolvemos, também, utilizando as estratégias de gamificação na educação, um quis game literário com acervo de questões acerca do folclore Latino Americano.

Palavras-chave: Letramento Literário. Recreio escolar. Tecnologias digitais no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauriana Paiva, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora do Colégio de Aplicação João XXIII/ Universidade Federal de Juiz de Fora.

Liliana Mendes, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Mestre do Colégio de Aplicação João XXIII/ Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2020-07-30