RECREIO COM LEITUR@

Autores/as

  • Lauriana Paiva Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Liliana Mendes Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31342

Resumen

O presente relato pretende descrever o trabalho realizado nas turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental1, num total de 90 alunos, na faixa etária dos 8-9 anos, do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, que buscou desenvolver, durante o recreio, uma extensão do trabalho de letramento literário realizado durante as aulas de Língua Portuguesa dos terceiros anos do Ensino Fundamental, propondo ações que ajudassem nossas crianças a se encantarem pela leitura, fazendo descobertas, percebendo as sutilezas da palavra escrita através da (re)contextualização das tecnologias digitais no espaço escolar. Para tal propusemos estações de leitura durante o tempo do recreio. Desenvolvemos, também, utilizando as estratégias de gamificação na educação, um quis game literário com acervo de questões acerca do folclore Latino Americano.

Palavras-chave: Letramento Literário. Recreio escolar. Tecnologias digitais no espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lauriana Paiva, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora do Colégio de Aplicação João XXIII/ Universidade Federal de Juiz de Fora.

Liliana Mendes, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Mestre do Colégio de Aplicação João XXIII/ Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2020-07-30