RECREIO COM LEITUR@
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31342Resumen
O presente relato pretende descrever o trabalho realizado nas turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental1, num total de 90 alunos, na faixa etária dos 8-9 anos, do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, que buscou desenvolver, durante o recreio, uma extensão do trabalho de letramento literário realizado durante as aulas de Língua Portuguesa dos terceiros anos do Ensino Fundamental, propondo ações que ajudassem nossas crianças a se encantarem pela leitura, fazendo descobertas, percebendo as sutilezas da palavra escrita através da (re)contextualização das tecnologias digitais no espaço escolar. Para tal propusemos estações de leitura durante o tempo do recreio. Desenvolvemos, também, utilizando as estratégias de gamificação na educação, um quis game literário com acervo de questões acerca do folclore Latino Americano.
Palavras-chave: Letramento Literário. Recreio escolar. Tecnologias digitais no espaço escolar.