Os cursos de pedagogia e a formação das (OS) professoras (ES) para a prática docente na creche

realidade e desafios

Autores

  • Juliana Lima da Silva
  • Patricia Maria Reis Cestaro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28396

Resumo

Este texto é constituído por uma discussão teórica construída em duas pesquisas, de mestrado e doutorado, desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Os estudos objetivam compreender a formação de professoras (es) da Educação Infantil, especialmente da creche, em cursos de Pedagogia. A partir do diálogo com vários autores, é possível compreender o contexto e os desafios da formação docente, além de identificar a invisibilidade da creche nos cursos que formam os seus profissionais. Algumas mudanças vem acontecendo, mas isso ainda não é suficiente. É imprescindível que os cursos de Pedagogia reconheçam a creche como parte integrante da educação básica e contemple conhecimentos referentes ao cotidiano e especificidades da prática docente desenvolvida junto aos bebês e crianças pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26