A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PRECEPTOR

Autores/as

  • Carla Matildes da Silva Amorim

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31488

Resumen

Este relato se fundamenta na experiência e reflexão do desenvolvimento entre a relação da teoria com a prática, que se mostra como fundamento necessário à formação dos futuros profissionais da educação. Sendo assim, pretende-se expor como foi aplicado e os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), coordenado pela CAPES, em uma escola da rede pública estadual de Barbacena/MG, nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal capacitar os universitários do 6º ao 8º período do curso de Pedagogia para a formação prática, que se deu através da ambientação, observação e intervenção pedagógica. Cada etapa do programa resultou em ferramentas que possibilitaram aos residentes uma visão segura e um contato concreto com a profissão docente.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Capacitação docente. Formação prática.

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Biografía del autor/a

Carla Matildes da Silva Amorim

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora efetiva da rede
pública estadual de Minas Gerais (anos iniciais).

Publicado

2020-08-06

Número

Sección

Relatos de Experiência