Menos barulho, mais ato uma proposta para melhoria do clima escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.28575Resumen
Esse relato apresenta uma proposta pedagogica com vistas a discutir soluqoes para incomodos frequentes no ambiente escolar, buscando o dialogo como ferramenta para tomada de decis3o e o envolvimento dos alunos na organiza§go dos espagos e eventos escolares. Foi desenvolvida numa escola da rede estadual, que abriga apenas o ensino médio, na cidade de Itamarati de Minas/MG. A proposta envolve a realizaggo de assembleias de classe (TOGNETTA; VINHA, 2007) realizadas, principalmente, durante as aulas de Li’ngua Portuguesa, tornando-se, também, uma oportunidade para o trabalho com a oralidade (MIRANDA, 2006). Partindo da concep§ao da escola como local de aprendizagem (NOVOA, 2007; GERALDI, 2010) adota o protagonismo juvenil (COSTA, 2007) como categoria importante para que haja aprendizagem. 0s resultados apontam para um despontar do protagonismo discente, um crescente desenvolvimento da capacidade de analise critica e da argumentagao oral, além de uma melhora nas praticas de oralidade nas instancias publicas.