O PIBID na formação docente e o ensino de inglês por meio de sequência didática de gênero textual

análise comparativa entre produções iniciais e produções finais

Autores/as

  • Carlos Alberto Ramos Souza
  • Everton Gelinski Gomes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28512

Resumen

Neste trabalho, visamos discutir os encaminhamentos teórico-metodológicos adotados no estudo e desenvolvimento de sequências didáticas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Letras Inglês. Para tanto, apoiamo-nos no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006), na escola genebrina de didatização de gêneros textuais (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e no conceito de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011). Isso posto, desenvolvemos a análise comparativa entre produções inicial e final sobre o gênero video game advertisements, realizadas em uma turma de 7º ano. A análise, possível por meio da quantificação das capacidades de linguagem nas produções, demonstrou melhora na aprendizagem de língua inglesa por este viés.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

TEMA 2 – METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS