O imaginário discursivo acerca da formação de leitores por sujeitos vinculados ao PIBID

Autores

  • Eloisa Graziela Franco de Oliveira Hamasaki
  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28508

Resumo

O presente trabalho, pautado pelos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa e pela literatura acerca do ensino da leitura, visa a problematizar o imaginário discursivo acerca da formação de leitores literários por sujeitos vinculados ao PIBID. A análise discursiva de dizeres de entrevistados em diferentes posições–sujeito (licenciandos, professores supervisores e professores coordenadores) revela um imaginário que se constrói tanto em relação a uma metodologia real quanto a uma metodologia ideal de ensino da leitura.
Palavras-chave: imaginário discursivo, formação de leitores, leitura literária, pedagogia da leitura, PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

TEMA 4 – LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERA