O papel que ocupa a leitura mediada de textos didáticos de ciências nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28482Resumen
A leitura é recurso fundamental para o ensino-aprendizagem de Ciências, mas faltam pesquisas que reflitam sobre o uso dos Textos Didáticos de Ciências (TDC) em sala de aula. Aqui, são apresentados os primeiros resultados de uma investigação em andamento, de natureza narrativa e condizente com a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O objetivo é o de pesquisar o lugar ocupado pela mediação da leitura de TDC nas práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula da Educação Básica. Para os trabalhos de campo, estão sendo envolvidos sujeitos em formação na UFMG: licenciandos e mestrandos. Os primeiros resultados obtidos confirmam a hipótese inicial de trabalho: a mediação docente da leitura de TDC apresenta menor status frente às demais práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.