ENEM como referência de currículo para a educação básica
a prova de redação como um instrumento de transformação social
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28481Resumen
Este trabalho analisa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) enquanto referência nacional para o aperfeiçoamento curricular do Ensino Médio brasileiro. A observação dos discursos que regem as competências avaliadas na prova do ENEM, especialmente na avaliação de redação, que exige a produção de texto do gênero dissertativo-argumentativo, é analisada segundo as teorias de Bakhtin, Fairclough e Foucault. Os procedimentos de coleta de materiais para análise baseiam-se em documentos publicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nas análises apresentadas, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio é compreendida não somente como instrumento de avaliação, mas também como um recurso de reflexão e estímulo à mudança curricular, que visa à formação integral do sujeito com a priorização do trabalho pedagógico através de competências, o que contribui para uma transformação social.