Os multiletramentos e os textos multimodais

um novo desafio para o ensino de leitura na sala de aula

Autores

  • Joana Henrique Rinco
  • Tairine Francisquini da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28477

Resumo

A pesquisa busca apontar como o ensino da leitura se faz vigente dentro do ambiente escolar ao enfatizar o uso da diversidade de gêneros textuais e a aplicação de novas estratégias para o ensino/aprendizagem. Para isso, discutiremos o que são letramentos e multiletramentos para compreender o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas no tratamento dos gêneros textuais multimodais em sala de aula. Para verificar tais pressupostos, foi realizada uma pesquisa de revisão teórica amparada em autores como Koch (2006), Solé (2012), Rojo (2013), dentre outros. Além de uma pesquisa de campo fundamentada em uma entrevista com uma professora, na qual, identificou-se a utilização de meios tecnológicos e de textos multimodais para aprimorar e desenvolver a competência leitora dos alunos, aplicando a teoria dos multiletramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-27