O processo reverberativo da voz do aluno na formação continuada do professor alfabetizador

Autores/as

  • Letícia Santos Da Cruz
  • Ludmila Thomé De Andrade

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28473

Resumen

A pesquisa analisou monografias elaboradas por professoras alfabetizadoras, alunas do curso CESPEB – ALFABETIZAÇÂO. Adotou como metodologias a Análise Documental e a Análise do Discurso, a fim de compreender como as enunciações presentes na escrita das alunas professoras. Teve como objetivo pensar a escrita docente como um caminho de pesquisa e de formação que possibilita ao professor repensar suas práticas. A alfabetização é apresentada não somente como sistematização de um código, mas como um processo de inserção no mundo da linguagem escrita (GONTIJO, 2008). A conclusão a que chegamos após análise dos materiais docentes é a de que a prática docente é a resposta ao tensionamento dos saberes docentes no contexto cotidiano.

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Publicado

2019-09-27