Aprender a ler e tornar-se leitor crítico
práticas socioculturais de leitura na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28445Resumen
Esta pesquisa visa investigar as práticas socioculturais de letramento que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos realizam fora do espaço escolar, entendendo-as, assim, "como produtos da cultura, da história e dos discursos." (Street, 2014, p.9). Projetamos um estudo exploratório dessas práticas, recorrendo ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996) e aos Novos Estudos do Letramento (GEE, 2008; STREET, 2014), a fim de repensá-las dentro de um modelo ideológico. Com finalidade diagnóstica, analisamos as respostas de questionários aplicados em uma turma multisseriada do Ensino Fundamental, os quais enfocaram as experiências deste público com as práticas socioculturais de letramento. Percebemos que tais práticas são entendidas como uma experiência desvinculada da realidade vivida na escola.