Práticas interdisciplinares na orientação profissional e pessoal de jovens alunos

Autores/as

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28412

Resumen

Este artigo apresentou as ações do projeto de orientação profissional e pessoal, o IFarol, desenvolvido no IF SUDESTE MG, que tem como objetivo oportunizar aos jovens ferramentas para fazerem suas escolhas, a partir de um trabalho de autoconhecimento (LEVENFUS; BANDEIRA, 2009). Como metodologia utilizou-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1992; BARBIER, 2007), com a qual se fez uma intervenção no problema, buscando seu equacionamento. Com encontros semanais, os estudantes foram convidados a construir um projeto pessoal e profissional (SAMPAIO, 2012) a partir de dinâmicas de grupo, filmes e registros de atividades. Pelo trabalho realizado, percebe-se: estudantes mais conscientes de suas escolhas, potencialidades, habilidades e dificuldades (SAMPAIO, 2012), motivados a planejarem seus projetos de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-26

Número

Sección

TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES