A leitura de alguns clássicos através de jogos materiais/virtuais elaborados em sala com os alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28402Resumen
Partindo do pressuposto de que os alunos alfabetizados já são leitores; do fato aventado por ORLANDI (1996, p. 39) de que o aluno lê dentro e fora da escola; e da experiência empírica em sala de aula onde o alunado aparenta não gosta de ler os clássicos de nossa literatura, seja por dificuldades em compreender o registro linguístico das obras ou pelo número de páginas que as mesmas possuem; elaboramos, numa parceria entre uma técnica de biblioteca e um professor de língua portuguesa, um trabalho interdisciplinar, envolvendo as seguintes disciplinas: artes - língua portuguesa - literatura - matemática, com alunos dos 2º e 3º anos de uma escola pública estadual da região metropolitana de Belo Horizonte no ano de 2013 sobre ler os clássicos através de jogos de leitura. Para isso, consideramos a proposta piageteana adotada por MACEDO (2000, p. 33) sobre usar uma metodologia de ensino na qual o aluno é tido como um sujeito pensante capaz de aprender qualquer matéria ou conteúdo desde que o mesmo seja remetido a algo conhecido. Assim, construímos três jogos de leitura, o primeiro foi um bingo de palavras com o livro A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, o segundo foi um jogo de trilha com o livro O Cortiço de Aluísio Azevedo e o terceiro foi correições de palavras com o livro Macunaíma de Mário de Andrade. Tais atividades resultaram em discussões/reflexões sobre as obras citadas e no despertamento do interesse pela leitura por parte de alguns alunos.