A brinquedoteca e suas potencialidades no processo de formação docente

Autores

  • Géssica Pereira Monteiro Rangel
  • Bárbara Viana Villaça

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28380

Resumo

Este estudo aborda as potencialidades do ensino lúdico, por meio do espaço da brinquedoteca, no processo de formação do professor. Tendo em vista, que o futuro docente precisa compreender com afinco a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem dos seus alunos. Para a realização dessa proposta, baseamos nossa metodologia nas leituras de Vygostsky (1991), Huizinga (1993), Gimenes e Teixeira (2011). A fim de validar a questão do lúdico na formação do professor, foi realizado uma pesquisa-ação no laboratório lúdico/pedagógico da brinquedoteca, com alunos do primeiro ano do Normal Médio, do Colégio Estadual João Pessoa no município de Campos dos Goytacazes- RJ. Nesse contexto, foram propostas oficinas criativas com temáticas relevantes para a futura atuação docente, tendo ao final resultados satisfatórios.

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Publicado

2019-09-26