A produção textual na escola e seu ensino nos materiais didáticos utilizados no estado de São Paulo

Autores

  • Tatiane Portela Vinhal
  • Renata Junqueira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28344

Resumo

Este estudo pretende refletir sobre o ensino da escrita a partir da análise de propostas de produção textual presentes nos materiais didáticos utilizados no estado de São Paulo, no ano de 2011, nas 4a e 5a séries, atualmente 5o e 6o anos, tendo com critério: as expectativas em relação ao ensino da escrita dispostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. A concepção teórica adotada neste trabalho de abordagem-qualitativa é a do sociointeracinismo Ao final, pôde-se concluir que a propostas de produção textual dos materiais didáticos em questão, mesmo estando presentes alguns critérios das expectativas de escrita dos PCNLP, não promovem a função social do texto, aquele que o aluno usará no seu dia a dia.

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Publicado

2019-09-25