O SAEP –Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná

objetivos, metodologia e concepções de linguagem e de leitura

Autores/as

  • Pricilla Záttera

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28332

Resumen

A educação brasileira tem estado frequentemente na agenda de discussões e reflexões de pesquisadores e de educadores, especialmente no que diz respeito aos resultados obtidos por meio de avaliações externas em larga escala. Essas, ao surgirem nos anos 1990, passaram a ter posição central nas políticas educacionais, sendo, inclusive, parâmetro para tomadas de decisão quanto a investimentos ou a cortes de recursos financeiros na/para a escola. Dentre os sistemas de avaliação existentes no Brasil, e impostos às escolas, destaca-se o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). Considerando a importância que tem sido atribuída a ele, levantou-se o seguinte problema quanto à prova de Língua Portuguesa: como é asuaorganização referenteaos objetivos, à metodologia e às concepções de linguagem e de leitura? Essa indagação foi problematizada por meio de uma pesquisa qualitativa, interpretativista de abordagem sócio-histórica, de análise documental, situada no âmbito da Linguística Aplicada.

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Publicado

2019-09-25