Variação linguística e ensino da ortografia

o uso do conector adversativo “mas”em textos escritos por adultos em processo de escolarização

Autores/as

  • Marcelo de Castro
  • Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28311

Resumen

Este texto objetiva analisar a variação do conector mas em textos escritos por adultos em processo de escolarização correspondente aos Anos Finais do Ensino Fundamental, assim como verificar de que modo um estudo reflexivo a respeito desse tópico gramatical, no âmbito escolar, na disciplina de Língua Portuguesa, pode contribuir para auxiliar os aprendizes a ter um melhor domínio da norma ortográfica. Para tanto, utilizam-se métodos de natureza quantitativa e qualitativa para quantificar e analisar os dados à luz das teorias a respeito da Sociolinguística Variacionista e do ensino da ortografia. A partir da análise realizada, foi possível confirmar a hipótese de que o processo de escolarização, atrelado a práticas de ensino reflexivo, pode ampliar o uso de variantes ortográficas padrões na escrita.

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Publicado

2019-09-25