Letramento literário na formação inicial de professores

de práticas e eventos de letramentos para práticas docentes humanizadoras

Autores

  • Soraya de Melo Barbosa Sousa
  • Ana Maria de Mattos Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28304

Resumo

Apresenta-se neste artigo o resultado parcial do Projeto de Pesquisa de Doutorado, realizado junto ao Programade Pós-Graduação em Linguística Aplicada/PPGLA/Unisinos, com foco na análise do desenvolvimento das competências leitoras de professores em formação para o ensino de Língua Portuguesa. O objetivo é compreender como o aluno-professor reflete sobre o percurso de suas práticas leitoras do texto literário, e, através de oficinas/eventos de letramento literário, analisar como essas novas experiências e vivências podem lhe dar parâmetros sobre a sua prática docente e sua responsabilidade ética e social na formação de novos leitores. Utilizam-se, para tanto, as possibilidades analíticas do Interacionismo Sociodiscursivo –ISD –(BRONCKART, 1999, 2004, 2006, 2011, 2017). A partir da análise feita até o momento, sustenta-se a hipótese de que, se o futuro professorrefletir sobre seu próprio processo de letramento, compreenderá melhor o percurso de letramento de seus alunos e a importância de seu papel na formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25