Poesia no ensino médio

contribuições ao letramento literário a partir da perspectiva da complexidade

Autores/as

  • Mônica de Queiroz Valente da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28303

Resumen

As profundas transformações tecnológicas têm suscitado da escola a produção de novas práticas que revelem caminhos teóricos e metodológicos que dialoguem com a sociedade globalizada. Uma adequada pedagogização da Literatura, por meio da didatização do poema, pode desenvolver o letramento literário em alunos do Ensino Médio, a partir da perpectiva da complexidade, de Morin (2000a; 2000b; 2003), ressaltando o aspecto sensível e crítico de sua formação nessa etapa de escolaridade. É o que procuramos ratificar neste estudo, ao destacar a viabilidade do produto educacional “Caderno de Atividades Didático-Pedagógicas para o Estudo da Poesia no Ensino Médio: Sensibilização e Leitura Literária” (SILVA; VIEGAS, 2017), fruto de uma pesquisa-ação qualitativa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, do Colégio Pedro II –RJ, entre 2015 e 2017, junto a alunos da 1ª série do Ensino Médio regular de uma escola da rede pública estadual do estado do Rio de Janeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-25