RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROCESSO DE FORMAÇÃO NA PRÁTICA: O OLHAR DA PRECEPTORA DA EJA

Authors

  • Andrea Barros Daltro de Castro Costa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31460

Abstract

O presente artigo propõe discutir o tema formação docente no campo da EJA a partir do Programa Residência Pedagógica, com base na problematização: como formar-se no que-fazer² de formar o outro? Neste contexto, reconhece o professor como sujeito da/na sua prática, destaca os desafios dos docentes da educação de jovens e adultos, busca repensar o papel político da escola enquanto espaço de múltiplas aprendizagens e ressalta a responsabilidade das instituições públicas de ensino (universidade e escola) acerca da construção de teias de saberes em prol da garantia do direito à educação de qualidade. Para tal, ancora-se nas ideias de Arroyo (2017), Cortella (2014), Farias et al (2011), Freire (2004, 2011), Nóvoa (2017), Oliveira (2007) e Zeichner (2008).

Palavras-chave: Residência Pedagógica. Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores. Práxis
pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andrea Barros Daltro de Castro Costa

Professora Concursada da Rede Municipal de Ensino de Salvador, Mestranda do Programa de Educação de Jovens e Adultos – UNEB. andrea.barros75@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3928-4691

Published

2020-08-06