Elementar, meu caro... Uma aventura investigativa em jogo narrativo
aquisição de estratégias de escrita por meio de conto de Conan Doyle
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.28566Abstract
Neste texto, apresentamos um relato de uma experiéncia pedagogica em que se articulam as atividades de leitura literaria e produ§go escrita, objetivando a aquisi§3o de estratégias narrativas por meio da leitura do conto Um estudo em vermelho, de Sir Arthur Conan Doyle (2018), e de um jogo de detetives. Trabalhamos com os conceitos de letramento literario (COSSON, 2016), comunidade de leitores (LERNER, 2012), estratégias narrativas do conto policial (TODOROV, 2010) e, a fim de nos orientar no uso do jogo como estratégia para a constru§ao de texto, utilizamos os estudos de Huizinga (2000). As analises realizadas a partir das produ§oes escritas dos alunos revelam que a articulagao entre leitura e escrita, se bem realizada, pode promover o letramento literario e a ampliagao do repertorio de escrita, além de contribuir para o estabelecimento de uma comunidade de leitores em sala de aula.